sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Resumo do filme Super Size Me



Resumo do filme Super Size Me

图片搜索结果


Na aula, vimos um vídeo/documentário feito pelo Morgan Spurlock, que nos mostra os perigos da comida fast food (principalmente o McDonald's) e sobre a influência que ela tem na sociedade de hoje.

Para nos mostrar o que o fast food faz ao nosso corpo, ele decidiu fazer uma experiência com o próprio corpo dele, e vai comer durante 30 dias só de fast food (pequeno-almoço, almoço e o jantar).No início ele pensava que ia ser fácil e disse que era a vida que todas as crianças queriam ter.

No início do vídeo ele mostrou imagens para as crianças, do George Washington (a maioria das crianças não sabiam quem era ele), depois mostrou a imagem do Jesus, que ninguém o reconheceu, mas todas as crianças reconheceram a imagem do Ronald McDonald.
Também foram dados exemplos concretos sobre a influência que o McDonald’s tem na alimentação dos Estados Unidos da América (EUA), onde a obesidade aumentou para o dobro (em adultos/adolescentes/crianças) e está agora a ultrapassar o tabaco como principal causa de morte nos EUA.

Durante a sua experiência ele descobriu como o fato de ela ser feita com muitos aditivos e de todos os alimentos serem modificados para que passado pouco tempo de nós a comermos, temos logo fome e queremos mais e mais, foi mostrado o exemplo do homem que comeu 9 "Big Mac", numa só noite, ele primeiro só pediu 3 "Big Mac", depois pediu mais "Big Mac" e por fim pediu mais 3 para acabar.

O que atrai as crianças são as animações e a zona de diversão (escorregas), depois de comer.

Também visitou várias escolas, e observou que a alimentação nas escolas americanas é baseada em fast food ou em comida congelada (já feita,só aquecer), e como não existem alternativas saudáveis, os alunos só comem isso. As cadeias de fast food também não querem sair da alimentação das escolas para ganharem mais dinheiro e para viciarem as crianças tal como fazem com a publicidade.

Passados alguns dias, o peso de Morgan já tinha aumentado consideravelmente, tal como o seu colesterol, e começou a sentir-se mal depois de comer, mas rapidamente ficava ja queria comer mais hambúrguer e quando comia ja não sentia mal,isso significa que ele ja tinha ficado viciado. Os médicos recomendaram que parasse, que estava a ingerir demasiado açúcar (por causa das bebidas, exceto água), demasiada gordura e, no geral, demasiadas calorias para aquilo que o seu corpo precisava, mas ele continuou pois ja tinha prometido que vai comer 30 dias de fast food.
No fim desta experiência, ele ficou numa dieta vegetariana durante algumas semanas até o seu corpo voltar a valores saudáveis, e os médicos disseram que, tivesse ele feito esta dieta de McDonald’s mais algum tempo, poderia ter feito danos irreparáveis ao seu corpo, podendo até provocar uma morte prematura. Ele passou por tudo isto para alertar, não só os EUA, mas o mundo todo, dos perigos da fast food, que hoje em dia está em todo o lado, e que resistir à tentação, por mais difícil que seja, pode ser a diferença entre a saúde e a doença.

Link do vídeo/documentário "Super Size Me":




quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Reflexão sobre 1º Periodo do 9º ano

Reflexão sobre 1º Periodo do 9º ano

Neste 1º Periodo do 9º ano (2016/2017), nós falamos sobre a alimentação e os nutrientes.
O trabalho que eu mais gostei deste periodo foi fazer este portefólio em formato digital (Blog), eu acho que este Blog também vai me ajudar bastante nos próximos anos, pois assim não me vou esquecer da matéria do 9º ano, também será um apoio que terei acesso dele em qualquer parte do mundo. Espero que tenhamos a possibilidade de  continuar a fazer este tipo trabalho nos próximos periodos.

Lípidos

Lípidos

São constituídos por: Carbono, Hidrogénio e Oxigénio e também por 3 ácidos gordos ligados a um álcool (glicerol), o triglicérido.
  • Função principal : Energética calorífica
  • Função secundária: Plástica ou Estrutural
Importância dos lípidos:
  • Doenças causadas pela excesso: obesidade, diabetes, aterosclerose, problemas cardio-vasculares
  • Doenças causadas pelo  carência(pouca):  envelhecimento da pele e dificuldades de concentração

Propriedades dos Lípidos:
  • Os lípidos são insolúveis em água, só quando se mistura com outras gorduras;
  • As gorduras deixam nódoa/manchas;
  • Quando as gorduras(azeite) se mistura com água ou outro líquido não gorduroso, formam-se emulsões, ou seja a gordura fica sob a forma de gotas nesse líquido: Quando as gotas se juntam e formam uma película diz-se que a emulsão é instável e quando permanecem distribuídas por algum tempo diz-se que a emulsão é estável;
  • As gorduras vegetais são líquidas à temperatura ambiente;
  • As gorduras animais são sólidas à temperatura ambiente;
  • As gorduras animais são saturadas ou polissaturadas;
  • As gorduras vegetais são insaturadas ou polinsaturadas;
  • Devemos ingerir  67% de gordura vegetal e 33% de gordura animal quando somos adultos, mas quando somos jovens essa proporção é de 50/50.

Os lípidos devem fornecer 20 a 30% da energia diária e, pelo fato de serem substâncias isoladoras, os límpidos podem nos protegem do frio.

Glúcidos/Hidratos de carbono

Glúcidos/Hidratos de carbono

Os Glúcidos são constituídos por: Carbono, Hidrogénio e Oxigénio.
São macromoléculas constituídas por moléculas mais simples, monossacarídeos:
  • Dois monossacarídeos(frutóse) diz-se dissacarídeos(lactóse) (ex: açúcar, leite, pão e frutos);
  • Mais de 2 monossacarídeos diz-se polissacarídeos(ámido) (ex: batata, vegetais, fígado)
  • Função principal: energética;
  • Função secundária: estrutural

As fibras vegetais são glúcidos que não são digeridos pelo organismo e regulam o trânsito intestinal.

Importância dos Hidratos de carbono:
  • Doenças causadas pelo excesso: obesidade, diabetes, cáries dentárias
  • Doenças causadas pela carência (pouca): Hipoglicemia
Os hidratos de carbono fornecem 60% da energia que o organismo necessita diariamente.

Prótidos

Prótidos

Os prótidos são constituídos por 4 elementos químicos: Carbono, Hidrogénio, Oxigénio e Azoto.
  • Função principal: estrutural ou plástica
  • Função secundária: energética

São macromoléculas constituídas por moléculas mais simples: os aminoácidos.
Dois aminoácidos formam os dipeptídeo.
Mais de 2 e menos de 100 formam os polipeptídeo.
Mais de 100 formam os prótidos/proteínas.

Existem 20 tipos de aminoácidos, mas as células humanas só conseguem produzir 12 tipos, os 8 tipos restantes só se retiram dos alimentos (designados por aminoácidos essenciais).

Se as proteínas têm os aminoácidos essenciais chamam-se proteínas completas, mas se não têm os aminoácidos essenciais chamam-se proteínas incompletas.
Quando as proporções dos aminoácidos essenciais nas proteínas completas são relativamente proporcionais, dizemos que são proteínas completas equilibradas (ex: fígado, leite e ovos).
Quando as proporções dos aminoácidos essenciais nas proteínas completas não são proporcionais, dizemos que são proteínas completas desequilibradas (ex: cereais, peixe e carne).

Importância das proteínas:
  • Doenças causadas por excesso: reumatismo, acidentes cardio-vasculares;
  • Doenças causadas por carência (pouco): Kwashiorkor/Barriga de água (impede o desenvolvimento mental e físico).




Alimentos e Nutrientes

Alimentos e Nutrientes

Os nutrientes são substâncias idênticas às que entram na constituição do organismo humano e  que constituem os alimentos, satisfazendo as necessidades do organismo.
A necessidades são:
  • Manter a temperatura do nosso corpo (por volta dos 36,5ºC);
  • Repor os líquidos Perdidos;
  • Músculos.
Os nutrientes podem ser Orgânicos (Vitaminas, Lípidos, Glúcidos, Prótidosou Inorgânicos (Água, Sais Minerais).

Função principal: função para a qual o nutriente foi criado.
Função secundária: caso haja deficiência ou excesso de qualquer nutriente, outro pode desempenhar outra função.

  • Energética (fornecem energia ao organismo): Lípidos e Glúcidos;
  • Plástica ou Estrutural (constrói o nosso corpo): Prótidos e Água;
  • Reguladora (asseguram o bom funcionamento do nosso organismo): Água, Vitaminas e Sais Minerais.

Água

         Água

A água é um nutriente inorgânico, constituído por hidrogénio e oxigénio. Ela tem uma função estrutural e reguladora,por isso ela pode:
  • Manter o equilíbrio bioquímico;
  • Manter a temperatura do corpo (transpiração);
  • Expelir (soltar) as substâncias tóxicas do corpo (urina);
  • Constituir cerca de 70% do nosso corpo;
  • Constituir fluídos circulatórios do organismo (sangue e linfa).

Prevenção da saúde

Prevenção da saúde

Para a promoção da saúde, há que ter em conta a sua prevenção.
Existem 3 níveis de prevenção da saúde:
  • Prevenção primária - está relacionada com a vacinação. As vacinas são substâncias que permitem ao ser humano criar imunidade contra agentes patogénicos (vírus e bactérias), através da formação de anti-corpos (produzidos pelos linfócitos) que atacam e neutralizam estes agentes. A utilização das vacinas permite combater doenças, na sua maioria mortais. Existe um boletim de vacinas para cada pessoa que deve estar sempre em dia.



  • Prevenção secundária - está diretamente relacionada com os rastreios (deteção precoce de doenças), a função dos rastreios é actuar no inicio de uma doença evitando complicações no avanço da doença,são muito importantes porque é muito mais fácil atuar quando a doença ainda está a começar.
  • Prevenção terciária- está diretamente relacionada com a reabilitação da doença, por exemplo: fisioterapia, quimioterapia, intervenções correctivas, etc...



 

Medidas de promoção de Saúde


Medidas de promoção de Saúde

A promoção de saúde é um processo que pretende tornar indivíduos e comunidades mais capazes de controlarem os determinados de saúde, no sentido de melhorarem.

Existem várias medidas que devem ser tomadas para melhorar a nossa saúde ou para melhorar a saúde de toda a população:

  • Hábitos individuais e de saúde(alimentação equilibrada, prática de exercício físico);
  • Melhoria de condições de higiene e salubridade;
  • Campanhas de Vacinação;
  • Rastreio

Estado de Saúde de uma População

Estado de Saúde de uma População

Indicadores de estado de saúde de uma população
Existem vários indicadores que permitem avaliar o estado de saúde de uma população, como por exemplo dos indicadores temos:
  • Esperança média de vida;
  • Taxa de mortalidade (infantil);
  • Taxa de doenças infecto-contagiosas;
  • Taxa de obesidade;
  • Taxa de doenças cardiovasculares;


As Principais causas de mortes são:
  • Diabetes;
  • Doenças de aparelho circulatório, respiratório, digestivo;
  • Lesões e envenenamentos;
  • Tuberculose;
  • Doenças cardiovasculares

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida

Qualidade de vida é definida por OMS(Organização Mundial de Saúde)como:
       
      "A percepção do indivíduo sobre a sua posição de vida, dentro do contexto dos sistemas de culturas e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos expetativas e preocupações".

Ou seja, a qualidade de vida de cada uma pessoa pode apenas ser avaliada corretamente por essa mesma pessoa, pois cada um entende qualidade de vida à sua maneira, dependendo da forma como percepciona o mundo.


Qualidade de vida é um conceito muito vasto e que envolve aspetos:


  • Físicos(biológicos)
  • Mentais(Psicológicos)
  • Económicos(bens de materiais)
  • Culturais(Valores,hábitos e educação)
A qualidade de vida também depende de muitos outros fatores, sendo a saúde, a mais importante.