Resumo do filme Super Size Me
Na aula, vimos um vídeo/documentário feito pelo Morgan Spurlock, que nos mostra os perigos da comida fast food (principalmente o McDonald's) e sobre a influência que ela tem na sociedade de hoje.
Para nos mostrar o que o fast food faz ao nosso corpo, ele decidiu fazer uma experiência com o próprio corpo dele, e vai comer durante 30 dias só de fast food (pequeno-almoço, almoço e o jantar).No início ele pensava que ia ser fácil e disse que era a vida que todas as crianças queriam ter.
No início do vídeo ele mostrou imagens para as crianças, do George Washington (a maioria das crianças não sabiam quem era ele), depois mostrou a imagem do Jesus, que ninguém o reconheceu, mas todas as crianças reconheceram a imagem do Ronald McDonald.
Também foram dados exemplos concretos sobre a influência que o McDonald’s tem na alimentação dos Estados Unidos da América (EUA), onde a obesidade aumentou para o dobro (em adultos/adolescentes/crianças) e está agora a ultrapassar o tabaco como principal causa de morte nos EUA.
Durante a sua experiência ele descobriu como o fato de ela ser feita com muitos aditivos e de todos os alimentos serem modificados para que passado pouco tempo de nós a comermos, temos logo fome e queremos mais e mais, foi mostrado o exemplo do homem que comeu 9 "Big Mac", numa só noite, ele primeiro só pediu 3 "Big Mac", depois pediu mais "Big Mac" e por fim pediu mais 3 para acabar.
O que atrai as crianças são as animações e a zona de diversão (escorregas), depois de comer.
Também visitou várias escolas, e observou que a alimentação nas escolas americanas é baseada em fast food ou em comida congelada (já feita,só aquecer), e como não existem alternativas saudáveis, os alunos só comem isso. As cadeias de fast food também não querem sair da alimentação das escolas para ganharem mais dinheiro e para viciarem as crianças tal como fazem com a publicidade.
Passados alguns dias, o peso de Morgan já tinha aumentado consideravelmente, tal como o seu colesterol, e começou a sentir-se mal depois de comer, mas rapidamente ficava ja queria comer mais hambúrguer e quando comia ja não sentia mal,isso significa que ele ja tinha ficado viciado. Os médicos recomendaram que parasse, que estava a ingerir demasiado açúcar (por causa das bebidas, exceto água), demasiada gordura e, no geral, demasiadas calorias para aquilo que o seu corpo precisava, mas ele continuou pois ja tinha prometido que vai comer 30 dias de fast food.
No fim desta experiência, ele ficou numa dieta vegetariana durante algumas semanas até o seu corpo voltar a valores saudáveis, e os médicos disseram que, tivesse ele feito esta dieta de McDonald’s mais algum tempo, poderia ter feito danos irreparáveis ao seu corpo, podendo até provocar uma morte prematura. Ele passou por tudo isto para alertar, não só os EUA, mas o mundo todo, dos perigos da fast food, que hoje em dia está em todo o lado, e que resistir à tentação, por mais difícil que seja, pode ser a diferença entre a saúde e a doença.
Link do vídeo/documentário "Super Size Me":